Oficina do Destino

Ilustração de itens de costura

Certa vez um amigo me contou uma história, que trazia uma imagem mais ou menos assim: uma mulher fazendo um bordado sobre uma mesa alta, com os fios pendurados para baixo. No chão havia crianças pequenas sentadas, que olhavam para cima e viam aquela mistura de fios entrelaçados. Sem conseguir enxergar a figura que se formava sobre a mesa, as crianças não vislumbravam qualquer sentido naqueles fios, considerando tudo uma grande confusão.
Leia Mais

Imperfeições

Ilustração de brigadeiros azulados imitando planetas


Lidar com as diferenças, com as incompletudes e também com as imperfeições que notamos em nós mesmos e nos outros é um convite para expandirmos a capacidade de compreensão, alongarmos as réguas de medir o mundo e lembrarmos que tudo e todos estamos em processo de desenvolvimento.

Leia Mais

Cooparticipar

Foto de flor branca em fundo escuro, iluminada por luz de fundo a esplandecer.

Entretanto, também pode dar-se o contrário; podeis contribuir também, e mais fortemente ainda, para a paz e a bem-aventurança da humanidade, podeis, mediante pensamentos puros e alegres, coparticipar das obras que através de vós são realizadas por pessoas, mesmo distantes. 
Eis logicamente por que motivo aflui sobre vós também a bênção, sem que saibais a razão de a receberdes.” 

Abdruschin, Na Luz da Verdade – Mensagem do Graal
Leia Mais

Circular em sintonia

Aquarela, espiral infinito em tons de cor de rosa.

De acordo com as diversas direções que elegemos, vamos somando desejos, ideias e aspirações de uma determinada espécie e fortalecemos todo um grupo similar. Tecemos conexões e recebemos também em retorno um fluxo da mesma espécie. Perceber a própria capacidade de formar a realidade e a conexão com o todo gera sensação de pertencimento e sentido para as ações cotidianas, ajuda a vislumbrar o grandioso que existe no pequeno.
Leia Mais

Amor ao Próximo

Muro de pedras com um coração

"Dar desinteressadamente, ajudar onde for necessário, ter compreensão pelo sofrimento do próximo, bem como por suas fraquezas, chama-se receber, pois esse é o caminho reto e verdadeiro para o Altíssimo!

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais

Tempo de Transformação

Queda d'água caindo num lago
 
Poder respirar livremente se liga à sensação de liberdade e plenitude. Diante de tantos acontecimentos que nos provocam “falta de ar”, ansiedade e medo, talvez caiba olhar com mais atenção para o significado profundo do fenômeno da respiração. Se respirar nos conecta ao fluxo vital da Criação e se, como vimos, é preciso dar para receber, quem sabe esteja aí uma indicação do caminho a ser percorrido. O que temos feito com o alento de vida que nos foi concedido? Em que medida buscamos nos conectar conscientemente com essa força que nos transcende?
Que contribuição prestamos para o equilíbrio e o desenvolvimento da Criação?
 
Leia Mais

O rumo dos fios

mãos interligadas por fios 

Lançamos fios todo o tempo. E os fios seguem seu rumo, fazem novelo, dão voltas, juntam-se a fios afins, e chegam, com cores renovadas, em tecido bem trançado. Assim, o fio lançado pode trazer uma dica importante, uma chave para abrir portas, um caminho mais tranquilo ou também trajetos sinuosos, chaves quebradas dentro da fechadura e cursos perdidos. Tudo de acordo com o fio lançado.

Leia Mais

Era uma vez em Sabá - segunda história

 
O amor flutua ao redor da felicidade? Ou a felicidade brota do amor?

Nesta história um antigo segredo é revelado sobre uma das forças que podem mover as pessoas em direção umas às outras.

Os sabeus intuíam que, na vida, nossa jornada não é uma busca pelo amor, mas, encontrar as barreiras que construímos dentro de nós e que nos impedem de permitir o amor fluir, voar, ao nosso redor.

Leia Mais

Complementação

Imagem do texto - "Na Luz da Verdade – Mensagem do Graal", de Abdruschin


“A acepção dos seres humanos de que para cada pessoa exista uma alma complementar, é correta em si, mas não no sentido de uma cisão precedente. A alma dual é apenas aquela 
adequada a outra alma. Quer dizer, uma alma que desenvolveu exatamente aquelas faculdades que a outra alma deixou adormecer em si."

Abdruschin, Na Luz da Verdade – Mensagem do Graal

Leia Mais

Individualidade

Imagem do texto "Individualidade" - O Vaga-Lume


A individualidade de uma pessoa se manifesta em pequenas singularidades: as palavras preferidas que compõem o dicionário de sua fala, os movimentos estampados na tecitura de sua testa, o jeito de abranger o outro com o olhar, a maneira de enxergar certo tom de azul, o conjunto pessoal de conceitos e valores – vivenciados e convictos, ou simplesmente emprestados –, as capacidades e talentos que fermentam em seu interior…

Leia Mais

Contentamento

Imagem do texto "Contentamento" - O Vaga-Lume

 
Precisamos aprender a medicar nosso “eu interior” para o contentamento se transformar também em algo que saia de dentro para fora e não apenas entre de fora para dentro na forma de um novo perfume. Quando vem de dentro para fora, o contentamento pode durar a vida inteira e não apenas o tamanho do frasco.

Leia Mais

Maternidade Planetária

“Quando vamos crescer a ponto de sermos exemplos para as crianças? Quando vamos exercitar uma maternidade planetária, que cuida de tudo o que é vivo e precisa de proteção? Nós todos podemos proteger as crianças, definir que tipo de atitude teremos enquanto adultos frente à infância que nos cerca. Mais do que gerar uma criança, é preciso ter a consciência sobre a relevância de ser adulto, de ser humano, sem perder a conexão com o encantamento.”
Leia Mais

A essência do presentear

Foto de velas decorativas dispostas sobre bandeja

Presentear abrange certos rituais: pensar sobre o outro, sobre suas características e seus gostos, e mapear as coisas que podem lhe ser úteis e trazer alegria.

Na esfera do presentear, o que cada um tem para dar?
Leia Mais

Conviver: exercício de ser

Ilustração de limões

Uma amiga me contou certo dia sobre o martírio dos almoços em família aos domingos, e sobre como naquelas ocasiões sofria críticas veladas por conta de seu estilo de vida e de suas escolhas.

Leia Mais

Quanto valem os valores?

Ilustrações de conchas

Na mesa do restaurante, um casal 
jovem conversa animadamente
 enquanto uma criança pequena perambula pelo salão, sem maior vigilância dos pais. A criança aproxima-se 
da mesa do casal, salta para cima do 
banco de couro vermelho em que eles 
estão sentados, desce, circula ao redor 
da mesa. Sua pequena estatura transforma a quina da mesa numa ameaça. 
A moça, mais interessada na...
Leia Mais

Sobre sapatos e pegadas

Ilustração de sapatinhos de criança

Uma amiga me contou que, quando pequena, sempre usava as roupas da irmã mais velha. Porém, seu pai nunca quis que ela herdasse os sapatos da irmã. Ele acreditava que cada pessoa desenvolve seus pés de uma forma toda particular, moldando sua própria fôrma. Nunca a pisada de uma seria igual à da outra. Por isso, ela sempre teve sapatos novos.
Leia Mais

Sentimentos domesticados

Ilustração de pessoa adentrando em túnel
Como quem caminha por um túnel sombrio, deparamos vez por outra com conceitos obscuros e conflitantes e, por estranho que pareça, somos aconselhados a não questioná-los.
Leia Mais

A família e seus superpoderes

Ilustração de familia à mesa e pessoa presa por bola de ferro
Helena não apareceu no aniversário de 40 anos da prima. Elas já não se falavam muito ultimamente e Helena praticamente não mais convivia com seus familiares paternos. Encontraria tios que não a reconheceriam, primas e primos com seus respectivos cônjuges e amigos dos amigos dos amigos. Seria mais um evento social, sabia que se sentiria deslocada. Decidiu não ir. 
Leia Mais

Naturalmente humanos

Foto de flor rosa no chão

Gosto de colecionar contos e histórias. Há alguns anos, encontrei um belo conto zen-budista intitulado “Jardim Zen - A Beleza Natural”, de autor desconhecido, que reconto a seguir com pequenas adaptações:
Um monge jovem era o responsável pelo jardim de um famoso templo Zen. Ele tinha conseguido o trabalho porque amava flores, arbustos e árvores. Próximo dali havia outro templo menor, onde vivia apenas um velho mestre Zen.
Um dia, quando o velho mestre esperava a visita de importantes convidados...
Leia Mais

O cotidiano é a viagem

Foto de montanhas em diferentes níveis
                                                                   

Olhava da janela do avião frágeis montinhos de terra que se pronunciavam aqui e ali, como a provocar o mar.

Algumas ilhas eram um pouco maiores e denunciavam penhascos, guarnecidos de casas brancas enfileiradas, que se debruçavam na água, dando a entender que homem e mar dançam por ali uma melodia perigosa e sedutora. 

Leia Mais

Os pássaros de cristal

Ilustração de miolo de flor
Há coisas tão belas no mundo que parecem mágica. O cristal é uma delas. Quando me dei conta que aquela delicada transparência se origina de areia incandescente, fiquei maravilhada.
Leia Mais

A dor de existir

Foto de caracol caminhando sobre folha verde

O Paraíso representa, para alguns, um estado de eterna satisfação e ausência de dificuldades de qualquer espécie. Semelhante concepção se relaciona também a um ideal de felicidade: uma existência preenchida inteiramente por prazer, conforto e realização de todos os desejos. Se fôssemos expressar graficamente, teríamos uma linha reta: nada de curvas, desvios, descidas, subidas, mudanças de direção...
Leia Mais