Seres Bondosos

março 26, 2024

Cachoeira em meio a natureza

"Certa manhã embrenhou-se profundamente nos tortuosos caminhos estreitos existentes entre os penhascos, os quais subiam e desciam, aparentemente sem sentido definido, mas quando observados do alto da montanha revelavam direções bem determinadas. Frequentemente, estes lhe haviam servido como imagem das intrincadas vidas humanas. 

Também nesse dia, ele foi galgando o estreito caminho, absorto em pensamento semelhante, até alcançar uma grande rocha que lhe barrava o caminho. Acomodou-se então ali e ficou observando as cercanias. Como se esforçavam as diversas plantinhas para lançar raízes nos interstícios inóspitos! A semente, como conseguira chegar lá? Fora trazida no bico de alguma ave? Improvável! Ali isolavam-se apenas aves de rapina, que não ligam para sementinhas. 

Bons espíritos deviam ser os obreiros. Conhecia a existência dos espíritos benignos, como sabia dos demônios. Estes últimos originavam-se nos cérebros dos homens. E quem criara os bons espíritos? A resposta logo assomou nele: Tens ainda dúvidas, após empregares o termo criar?

— Sublime, foste Tu o criador destes seres bondosos, que são o auxílio de tudo aquilo que é vivo! exclamou contente. Como não o soube logo, pois se tudo de bom e de belo tem sua origem em Ti! 

Como se lhe fosse afastada uma venda diante dos olhos, descortinou ele, de repente, os inúmeros seres que povoam a terra e os ares. Dialogou com eles e, assim, muito aprendeu sobre as montanhas e os vales, o vento e os cursos d’água. Inclusive à noite, ele permanecia ao relento, procurando aprender o significado das estrelas. Somente ao raiar do dia, voltava a seu aposento, onde o aguardava o zeloso Wai, para servir-lhe um chá quente." 

Lao Tse, Coleção o Mundo do Graal 


Leia Também

Palavras e silêncios

abril 12, 2025

Em nosso contexto, é raro haver silêncio interno e externo. Internamente, cada um está com a mente repleta de palavras: um fluxo incessante de pensamentos, que dificultam perceber o significado essencial. Ao mesmo tempo, não abrimos espaço para ouvir: mal escutamos o que vem de fora, especialmente se não confirmar nossas ideias, logo pensando em como defender a própria visão. Assim, a palavra frequentemente confunde e separa, em vez de servir de ponte para a autêntica comunicação.

Leia Mais
Pontes sob o céu

abril 08, 2025


"Tentar subir às alturas sem fazer pontes firmes é como ver um filme avançando sempre as partes menos importantes no anseio de se chegar ao fim. Quando se vê, no descuido do afã, perdeu-se sem querer a própria história, com suas pequenas e entretecidas ligaduras.

Uma teia de costura falha, só no alinhavo, com pontos longos e distantes que, ao menor sacolejo, se rompe inutilmente."

 

Caroline Derschner

 

Leia Mais
Poça d’água

abril 05, 2025


"Consideremos, pois, como deve ser na Terra, e não como é agora. Então, todo o espiritual na Terra se assemelharia a um líquido límpido que se encontra em constante movimento circular e assim permanece, a fim de que não absorve ou até mesmo enrijeça.

Pensai também num riacho alegremente murmurante. Como é deliciosa sua água, como é refrescante e vivificante, oferecendo ruptura a todos os sedentos e com isso trazendo alegrias e realizações vitórias no caminho que segue.


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Leia Mais