O erro da mentira

agosto 12, 2023

Botões de rosa murchos

“Por que o ser humano mente? Ou, por que ele teme a verdade? Da mentira qualquer um deveria ter medo, jamais, porém, da verdade, pois a verdade vem de Deus!
Neste pequeno artigo não será focalizada a verdade no sentido superior, mas apenas será mencionado o mau costume, amplamente difundido, de mentir no dia a dia. Cada mentira é, em última análise, uma armadilha que o autor coloca para si mesmo.
Escrevem-se e publicam-se, ou simplesmente se retransmitem verbalmente coisas que, num exame mais apurado, revelam-se como simples mentiras. Assim é, a começar da alta política, descendo até o círculo familiar mais restrito. Quantas vezes não deparamos com crianças que temem falar a verdade aos seus pais? Essas crianças, naturalmente, têm percebido que a verdade e o comportamento de acordo com a verdade em todas as coisas não são muito bem-conceituados pelos adultos e, por esse motivo, certamente também não desejados. É de estranhar, então, que existam tantas crianças mentirosas? A criança observa muito bem, porém não sabe avaliar o que é certo e o que é errado. Simplesmente imita os adultos, o que, aliás, está certo e é necessário. É de se lamentar, apenas, que essas crianças estejam vendo tão pouca veracidade a seu redor.
Refletindo somente sobre tantas mentiras pronunciadas diariamente, a respeito de coisas mínimas, pode-se compreender que também para as crianças, mais tarde, quando forem adultas, o elevado conceito da verdade terá de permanecer incompreensível.”

Roselis von Sass, Fios do Destino Determinam a Vida Humana


Leia Também

Leis únicas

abril 15, 2025


“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?

Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”


Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.


Leia Mais
Palavras e silêncios

abril 12, 2025


Em nosso contexto, é raro haver silêncio interno e externo. Internamente, cada um está com a mente repleta de palavras: um fluxo incessante de pensamentos, que dificultam perceber o significado essencial. Ao mesmo tempo, não abrimos espaço para ouvir: mal escutamos o que vem de fora, especialmente se não confirmarmos nossas ideias, logo pensando em como defender a própria visão. Assim, a palavra frequentemente confunde e separa, em vez de servir de ponte para uma comunicação autêntica.

Leia Mais
Pontes sob o céu

abril 08, 2025


"Tentar subir às alturas sem fazer pontes firmes é como ver um filme avançando sempre as partes menos importantes no anseio de se chegar ao fim. Quando se vê, no descuido do afã, perdeu-se sem querer a própria história, com suas pequenas e entretecidas ligaduras.

Uma teia de costura falha, só no alinhavo, com pontos longos e distantes que, ao menor sacolejo, se rompe inutilmente."

 

Caroline Derschner

 

Leia Mais