Fantasia

maio 20, 2015

"— E o povo aceita realmente tais fantasias, como expressão da verdade? indagou este, ceticamente. Em meio à multidão devem existir pessoas que refletem e que não repetem, sem mais nem menos, aquilo que outros lhes querem impingir!

— Mas é conveniente assim; o povo aceita simplesmente e de bom grado o que lhe é ditado pelos sacerdotes.

Muito conclusivo fora isto, dito por Maru, que ainda acrescentou com um sorriso:

— Onde chegaríamos, se todos fossem tão minuciosos como tu, Li-Erl?

— Mas isto é horrível, exclamou o jovem. Aproveitai-vos da infantil credulidade do povo humilde, para impingir-lhe toda classe de inverdades! E também tu, Maru, endossaste tais ações?

O mestre olhava-o sem compreender.

— O que há nisto de horrível? Cada um recebe aquilo que lhe é de proveito. Podes acreditar, Li-Erl, o povo é feliz em sua fantasia, que a ninguém prejudica.


— Certamente que causa prejuízo, interrompeu Li-Erl, impetuosamente."




"Somente as coisas impossíveis exigem crença cega sem reservas, pois cada possibilidade estimula imediatamente o pensar individual. Onde existe a Verdade, que sempre mostra a naturalidade e as consequências lógicas, aí se inicia o pensar e, automaticamente, também a reflexão intuitiva. Cessa somente quando já não existe mais nada natural, onde, portanto, já não se encontra a Verdade. E apenas através da reflexão intuitiva pode uma coisa tornar-se convicção, a qual, unicamente, traz valor ao espírito humano!"






Leia Também

Leis únicas

abril 15, 2025


“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?

Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”


Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.


Leia Mais
Palavras e silêncios

abril 12, 2025


Em nosso contexto, é raro haver silêncio interno e externo. Internamente, cada um está com a mente repleta de palavras: um fluxo incessante de pensamentos, que dificultam perceber o significado essencial. Ao mesmo tempo, não abrimos espaço para ouvir: mal escutamos o que vem de fora, especialmente se não confirmarmos nossas ideias, logo pensando em como defender a própria visão. Assim, a palavra frequentemente confunde e separa, em vez de servir de ponte para uma comunicação autêntica.

Leia Mais
Pontes sob o céu

abril 08, 2025


"Tentar subir às alturas sem fazer pontes firmes é como ver um filme avançando sempre as partes menos importantes no anseio de se chegar ao fim. Quando se vê, no descuido do afã, perdeu-se sem querer a própria história, com suas pequenas e entretecidas ligaduras.

Uma teia de costura falha, só no alinhavo, com pontos longos e distantes que, ao menor sacolejo, se rompe inutilmente."

 

Caroline Derschner

 

Leia Mais