“Com razão podemos vangloriar-nos e ficar orgulhosos das conquistas da técnica! Até mesmo o espaço foi dominado pela inteligência humana!
Mas com tais considerações estamos esquecendo, com demasiada facilidade, que há muitos milênios viviam seres humanos que já possuíam conhecimentos astronômicos que a nós somente se tornaram acessíveis com a invenção da luneta e do telescópio. E também as construções gigantescas levantadas pelos seres humanos! Obras que mesmo hoje, com todos os meios técnicos à nossa disposição, dificilmente poderiam ser levantadas.
Basta pensar nas monumentais arquiteturas em pedra dos toltecas e maias, e nas ruínas dos palácios dos incas na região de Tiahuanaco. Os muros desses palácios consistem, em parte, em blocos de pedra que pesam cem toneladas, e que tinham de ser transportados de uma distância de cinco quilômetros. A região de Tiahuanaco situa-se numa altitude de 4.000 metros, a 21 quilômetros ao sul do lago Titicaca. Os arqueólogos ficaram perplexos diante de muros cujos enormes blocos de pedra estavam tão exatamente cortados e ajustados que, mesmo hoje, depois de milênios, não é possível enfiar a ponta de uma faca nas juntas.”