“Vozes! Vêm de muito longe… Falam da grandeza de um povo proveniente dos altiplanos dos Andes e que em amor, bondade e sabedoria estava ligado a tudo quanto é criado… Era um povo que há dois mil anos ainda estava livre de culpas…
‘Somos pastores na Terra’, dizia esse povo de si mesmo. ‘Pastores em nome do deus do Sol, ‘Inti’!’
‘Devemos proteger, guiar e ensinar, assim como nós fomos protegidos, guiados e ensinados por poderes superiores…’
Procuramos e encontramos os seres humanos que outrora assim falavam! Pois nada se perdeu do que ocorreu desde o nascimento do primeiro ser humano na Terra. Tudo o que aconteceu no decorrer dos tempos ficou registrado e guardado. Não, nada se perdeu.”
Roselis von Sass, A Verdade sobre os Incas
Conhecer um pouco mais sobre os povos originários da América do Sul é resgatar os traços culturais que nos tornam únicos.
“- Os ursos querem que tomemos banho junto com eles! exclamou um dos incas, enquanto se dirigia até o urso que estava no meio do rio. Visivelmente contentes por tanta compreensão, todos os ursos se lançaram à água. Mergulhavam, arfavam e cutucavam sempre de novo os seres humanos que pescavam seus ponchos. Somente quando um dos incas jogou bastante água nos ursos, eles sossegaram, troteando rio abaixo.
- Temos de procurar um outro local para nossas casas de provisões! disse um dos mestres-de-obras. Encontramo-nos numa região pertencente aos ursos. ”