Qual a sua fortuna?

junho 25, 2019

 

Uma jovem recebe uma grande herança e, diferentemente do que se imagina, fica preocupada: “Uma grande fortuna significa liberdade e tenho medo disso. É uma coisa muito boa e algo de que se deve fazer bom uso. E, se não fizer, haverá vergonha nisso. E é preciso pensar o tempo todo; é um esforço constante. Não tenho certeza se não será uma felicidade maior não ter poder algum”, escreve Henry James no livro Retrato de uma senhora. Interiormente a jovem parecia saber que qualquer tipo de poder merece ter bom uso, serve para servir. E se considerarmos que a fortuna e o poder abrangem mais itens do que dinheiro, cargo ou fama? Tudo o que a vida oferta é uma espécie de poder, uma semente pedindo para frutificar. Não é à toa que cada pessoa tem talentos e capacitações singulares. Uma pessoa dotada de boa oratória tem o poder de influenciar muitos, assim como um professor. Cada um pode fazer bom uso da sua fortuna, seja ela de que espécie for, direcioná-la para propósitos egoísticos ou para engrandecer e enobrecer seu universo de atuação e inspirar os que estão ao redor. Como você vai cuidar da sua fortuna hoje?

 

“Na Terra, o ser humano tem o dever de colocar como alvo o que para ele seja o mais alto alcançável e de esforçar-se com todas as forças para atingir esse alvo. Como ser humano! Isso exclui, de antemão, que se esforce tão só pela comida e bebida como os animais, conforme infelizmente fazem tantas pessoas, ou que se deixe chicotear pelo raciocínio, a fim de adquirir grandeza ou celebridade puramente terrenas, sem visar aí, como finalidade principal, ao bem geral e à elevação da humanidade.”

 

Abdruschin, Na Luz da Verdade – Mensagem do Graal


Leia Também

Leis únicas

abril 15, 2025


“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?

Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”


Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.


Leia Mais
Palavras e silêncios

abril 12, 2025


Em nosso contexto, é raro haver silêncio interno e externo. Internamente, cada um está com a mente repleta de palavras: um fluxo incessante de pensamentos, que dificultam perceber o significado essencial. Ao mesmo tempo, não abrimos espaço para ouvir: mal escutamos o que vem de fora, especialmente se não confirmarmos nossas ideias, logo pensando em como defender a própria visão. Assim, a palavra frequentemente confunde e separa, em vez de servir de ponte para uma comunicação autêntica.

Leia Mais
Pontes sob o céu

abril 08, 2025


"Tentar subir às alturas sem fazer pontes firmes é como ver um filme avançando sempre as partes menos importantes no anseio de se chegar ao fim. Quando se vê, no descuido do afã, perdeu-se sem querer a própria história, com suas pequenas e entretecidas ligaduras.

Uma teia de costura falha, só no alinhavo, com pontos longos e distantes que, ao menor sacolejo, se rompe inutilmente."

 

Caroline Derschner

 

Leia Mais