O Auxílio não faltará

novembro 21, 2023

Foto de dois cavalos pastando à margem de rio. Os Cavalos estão próximos e apoiando um ao outro.

"Certa manhã, quando Saadi acordou, o invólucro morto de seu pai estava deitado ao seu lado. O espírito tinha-o deixado, imperceptivelmente. Para onde teria ido? O menino não conseguia entender isso. Era ainda muito pouco o que sabia daquilo que não era palpável com as mãos.

Também isso agora lhe era muito menos importante do que as perguntas que o assaltavam. O que devia fazer com o corpo do pai? Como poderia cuidar sozinho da grande manada de cavalos? O que deveria fazer?

Sua juventude e sua incapacidade queriam sobrepujá-lo de modo destruidor. Aí, um dos ensinamentos de Madana despertou nele. Muitas vezes ela lhe dissera:

'Para ti nunca haverá um ‘eu não posso’. Olha para cima em qualquer situação de tua vida. Se fores puro, o auxílio não te faltará.'

Ele lembrou-se ainda em tempo dessas palavras. Uma coragem redobrada envolveu-o, quase como uma resposta para sua súplica não formulada em palavras.”

Zoroaster,
Coleção o Mundo do Graal



Leia Também

Leis únicas

abril 15, 2025


“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?

Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”


Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.


Leia Mais
Palavras e silêncios

abril 12, 2025


Em nosso contexto, é raro haver silêncio interno e externo. Internamente, cada um está com a mente repleta de palavras: um fluxo incessante de pensamentos, que dificultam perceber o significado essencial. Ao mesmo tempo, não abrimos espaço para ouvir: mal escutamos o que vem de fora, especialmente se não confirmarmos nossas ideias, logo pensando em como defender a própria visão. Assim, a palavra frequentemente confunde e separa, em vez de servir de ponte para uma comunicação autêntica.

Leia Mais
Pontes sob o céu

abril 08, 2025


"Tentar subir às alturas sem fazer pontes firmes é como ver um filme avançando sempre as partes menos importantes no anseio de se chegar ao fim. Quando se vê, no descuido do afã, perdeu-se sem querer a própria história, com suas pequenas e entretecidas ligaduras.

Uma teia de costura falha, só no alinhavo, com pontos longos e distantes que, ao menor sacolejo, se rompe inutilmente."

 

Caroline Derschner

 

Leia Mais