Desacelerar

junho 16, 2015

Sibélia Zanon

"Atentai para o dia a dia, para o presente em que viveis! 
Pois no presente formamos o nosso futuro!"


Quando criança, nas aulas
 de educação física, apostávamos corrida. Na sala de aula, 
quanto mais rápido fizéssemos a 
atividade, mais tempo teríamos 
para brincar. Ao longo dos anos 
pegamos gosto pela agilidade, mas perdemos um pouco da paciência.

“Para o homem moderno, a paciência é tão difícil de praticar quanto a disciplina e a concentração. Todo o nosso sistema industrial estimula exatamente o oposto: a rapidez”, escreve o psicanalista Erich Fromm.

Não que a rapidez não tenha sua relevância em muitos momentos, mas um estímulo unilateral neste sentido pode gerar um déficit em outras áreas, formando pessoas impacientes, ansiosas, com dificuldade de concentração.

Muitas vezes, passamos a não tirar proveito do presente porque queremos antecipar os acontecimentos. Executamos uma atividade, pensando nas outras coisas que precisamos fazer na sequência, menos no que estamos realmente fazendo.


“O homem moderno pensa que está perdendo alguma coisa – tempo – quando não faz as coisas depressa; mas ele não sabe o que fazer com o tempo que ganha, salvo matá-lo”, alfineta Fromm. Será que sabemos bem aonde queremos chegar com tanta pressa?




Leia Também

Leis únicas

abril 15, 2025


“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?

Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”


Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.


Leia Mais
Palavras e silêncios

abril 12, 2025


Em nosso contexto, é raro haver silêncio interno e externo. Internamente, cada um está com a mente repleta de palavras: um fluxo incessante de pensamentos, que dificultam perceber o significado essencial. Ao mesmo tempo, não abrimos espaço para ouvir: mal escutamos o que vem de fora, especialmente se não confirmarmos nossas ideias, logo pensando em como defender a própria visão. Assim, a palavra frequentemente confunde e separa, em vez de servir de ponte para uma comunicação autêntica.

Leia Mais
Pontes sob o céu

abril 08, 2025


"Tentar subir às alturas sem fazer pontes firmes é como ver um filme avançando sempre as partes menos importantes no anseio de se chegar ao fim. Quando se vê, no descuido do afã, perdeu-se sem querer a própria história, com suas pequenas e entretecidas ligaduras.

Uma teia de costura falha, só no alinhavo, com pontos longos e distantes que, ao menor sacolejo, se rompe inutilmente."

 

Caroline Derschner

 

Leia Mais