Arrependimento

novembro 05, 2022

Foto. Gotas água cristalinas, brilhantes como diamantes sob a luz, em destaque de pétala de flor amarela.

Tudo o que um ser humano faz a outrem, criatura humana ou animal, seja para o bem ou para o mal, ele o faz a si próprio!’ ”

Graças a essas palavras decisivas dos sábios, o povo de Kataban evitava o pecado e a injustiça. Pyramon havia feito mal a si próprio. O que aconteceria a ele? A harmonia com o mundo do céu fora perturbada…

— Mãe, perdoa-me.

Tanahura estava tão entregue a seus pensamentos tristes, que não havia percebido a chegada do filho.

— Pyramon, meu filho!

Como um grito soaram essas poucas palavras. Lágrimas rolavam em suas faces, ao notar o desespero nos olhos de Pyramon. Que consolo ela lhe poderia dar? Haveria, aliás, um consolo para os tormentos da alma dele? Com os dedos delicados ela acariciou-lhe a testa.

— O sofrimento desperta o coração! E as lágrimas do arrependimento lavam o erro!

Quem falara essas palavras? Surpresos, Pyramon e a mãe olhavam para Thisbe que, ao lado deles, proferira essas palavras, certamente sem que ela mesma as compreendesse. Ao ver a surpresa nos rostos, a criança logo acrescentou que Pegulthai sempre falara assim…

— Tuas palavras vieram em tempo certo, disse Tanahura, enquanto abraçava a criança. De agora em diante viverás comigo no palácio, e serás uma filha para mim e para o rei. Magog e Pyramon deixarão nosso país para trabalhar na terra dos sábios.

Quando Pyramon ouviu as palavras da mãe, algo semelhante à alegria penetrou em seu coração. De bom grado iria para o país dos sábios. Ficaria lá também."

Roselis von Sass, A Grande Pirâmide Revela seu Segredo


Leia Também

Leis únicas

abril 15, 2025


“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?

Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”


Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.


Leia Mais
Palavras e silêncios

abril 12, 2025


Em nosso contexto, é raro haver silêncio interno e externo. Internamente, cada um está com a mente repleta de palavras: um fluxo incessante de pensamentos, que dificultam perceber o significado essencial. Ao mesmo tempo, não abrimos espaço para ouvir: mal escutamos o que vem de fora, especialmente se não confirmarmos nossas ideias, logo pensando em como defender a própria visão. Assim, a palavra frequentemente confunde e separa, em vez de servir de ponte para uma comunicação autêntica.

Leia Mais
Pontes sob o céu

abril 08, 2025


"Tentar subir às alturas sem fazer pontes firmes é como ver um filme avançando sempre as partes menos importantes no anseio de se chegar ao fim. Quando se vê, no descuido do afã, perdeu-se sem querer a própria história, com suas pequenas e entretecidas ligaduras.

Uma teia de costura falha, só no alinhavo, com pontos longos e distantes que, ao menor sacolejo, se rompe inutilmente."

 

Caroline Derschner

 

Leia Mais