O jovem, que se viu sem seus estudos, sem emprego, sem casa, sem planos e, em breve, sem sua terra natal, logo descobriria que havia perdido também sua família.
“Os incas daquele tempo não conheciam doenças. Nasciam saudáveis, alimentavam-se corretamente e também respiravam de modo certo; assim, com saúde, podiam deixar a Terra...”
“‘Estais vivendo no país que foi escolhido para ser um país da sabedoria. Vossa tribo deverá tornar-se grande e forte, expandindo-se em todas as direções! Contudo, sempre deveis lembrar-vos de que o mundo onde vos é permitido viver é propriedade do Onipotente Criador! Cada árvore, cada pedra, cada flor, cada animal, qualquer água, cada raio de sol e cada sopro de ar que respirais...”
Roselis von Sass, Revelações Inéditas da História do Brasil
Há tantos jornais para ler, tantas ideias para ouvir, tantos sabores a se deleitar, tantas teorias sobre o mercado ou tecnologias novas para conhecer, que chega a ser fácil se levar sem retorno pelas coisas dessa matéria.
Certa vez um amigo me contou uma história, que trazia uma imagem mais ou menos assim: uma mulher fazendo um bordado sobre uma mesa alta, com os fios pendurados para baixo. No chão havia crianças pequenas sentadas, que olhavam para cima e viam aquela mistura de fios entrelaçados. Sem conseguir enxergar a figura que se formava sobre a mesa, as crianças não vislumbravam qualquer sentido naqueles fios, considerando tudo uma grande confusão.
“O caminho lhe será tão facilitado com delicado zelo, como os primeiros passos duma criança são amparados pela mãe. Se houver coisas de sua vida de até agora que o amedrontem, assustem e que preferiria deixar dormir continuamente... inesperadamente será colocado à frente delas! Tem de resolver, agir. Visivelmente as circunstâncias o impelem para isso. Se ousar, então, dar o primeiro passo confiante na vitória da boa vontade, abrir-se-á o nó fatídico, passará por ele e estará livre disso.”