Saber e Aprender

junho 15, 2024


“Suponhamos que uma pessoa seja interrogada a respeito duma coisa que ouviu e talvez mesmo de que pôde ver uma parte. Interrogada, ela afirmaria imediatamente que a 
sabe

Segundo a opinião de muitas pessoas superficiais, essa resposta seria certa, todavia é em verdade  
errada  e condenável, pois ‘saber’ quer dizer poder dar informação exata sobre tudo, desde o começo até o fim, com todas as particularidades, sem lacunas, e de experiência vivencial própria. Só então  pode uma pessoa falar que a ‘sabe’.

Reside uma grande responsabilidade na expressão ‘saber’ e na noção que lhe está ligada!

Já acentuei também uma vez a grande diferença entre o ‘saber’ e o ‘aprendido’. A erudição ainda está muito longe do verdadeiro 
saber, que só pode ser algo próprio individual, ao passo que o aprendido é a aceitação de alguma coisa fora do âmbito pessoal.

Ouvir algo e em parte talvez também ver ainda está longe do próprio 
saber! O ser humano não deve afirmar: Eu sei isto, mas poderá no máximo dizer: Vi ou ouvi falar daquilo, mas se ele quiser agir direito, de acordo com a verdade, será obrigado a dizer: Eu não sei!”

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Descubra esta obra aqui


Leia Também

Leis únicas

abril 15, 2025


“Já existiu algum inventor que descobrisse algo, sem antes estudar minuciosamente as leis da natureza, adaptando-se a elas cuidadosamente?

Nenhum processo técnico, por exemplo, pode desenvolver-se sem que o ser humano se oriente exatamente pelas leis inamovíveis da natureza.”


Roselis von Sass, Fios do destino determinam a vida humana.


Leia Mais
O oleiro

abril 01, 2025


“Imaginai, pois, o oleiro sentado diante do torno e da argila, que em sua flexibilidade se deixa plasmar em todas as formas. O torno, porém, não é movido pelo próprio oleiro, e sim por uma correia de transmissão que, por sua vez, a força de uma máquina não deixa parar.

Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
Engrenagens

março 29, 2025


“Assim se engrenam também aqui, uma na outra, as rodas dos acontecimentos. Uma coisa atrai a outra para si, na mais severa consequência lógica, controlando-a simultaneamente, a fim de que não possa ocorrer a mínima irregularidade.
E assim prossegue, como num gigantesco conjunto de engrenagens. De todos os lados os dentes das rodas se engrenam com a máxima precisão, movimentando e impulsionando tudo para o desenvolvimento.


Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal

Leia Mais