Para quem não vê um campo de girassóis todos os dias, encontrar com um deles pela estrada é um evento. Se a estrada for tranquila e permitir uma paradinha, o encontro pode causar um atraso considerável na viagem ou no cronograma das atividades do dia. É preciso escolher o melhor ângulo para aproveitar o cenário. Há quem se perca pelo meio das hastes e demore a querer voltar. Van Gogh deve ter experimentado situação similar em suas andanças.
A cor solar, a beleza e a alegria cativam. E… como acréscimo, as hastes altas giram em direção ao Sol. A planta tem um tipo de orientação solar que atrai os insetos polinizadores, equipe essencial para a reprodução da espécie. O relógio interno do girassol faz com que ele se volte para leste já durante a noite, esperando o nascer do Sol e… faz pensar. Como está orientado o nosso relógio interno?
Será que o nosso relógio interno está constantemente se voltando para o lado solar da vida, que permite renovação, leveza e liberdade das formas rígidas?
“— Reino dos espíritos!
Susane fez um gesto com certo desprezo, perguntando a seguir, curiosa, qual a opinião de Anette a respeito da teoria de Visram sobre a migração das almas.
— Aquilo sobre o germe do amor, aliás, gostei muito ! …
— Eu?
Anette, insegura, olhou para Visram.
— Eu sinto que há nisso algo de verdadeiro… somente tenho medo de pecar, se desisto imediatamente da minha crença de agora…
— Pecar? exclamou Visram.
E seus olhos tornaram-se momentaneamente escuros de ira. A expressão aflita de Anette doía-lhe profundamente. Tomara que pudesse destruir as seitas e os dogmas rígidos. Quanto sofrimento essas mesquinhas formas de religião já não tinham desencadeado!
— Jamais poderás pecar quando pensares acima do dogma de tua igreja! Jesus não criou nenhum dogma. Isto é obra humana! Nossa felicidade não deverá destroçar-se em formas rígidas… Pensa nisso, Anette.
Visram falara oprimido e insistentemente. Nada na vida era tão importante como a liberdade espiritual ! …”
Roselis von Sass, África e seus Mistérios
“A Lei da Reciprocidade faz de cada ser humano juiz de si mesmo, coloca em suas mãos o controle do tear da Criação, através do qual é tecido o tapete do seu destino. A própria palavra carma (do sânscrito karman) significaação, correspondendo a umareação natural e automática a um ato prévio praticado pelo ser humano.”
Roberto C. P. Júnior - Jesus Ensina as Leis da Criação
A paciência, que muitas vezes parece inação ou simples espera, pode estar repleta de outros sentidos. Por fora parece que existe calmaria, mas por dentro muito movimento acontece para suportar algo que não pode ser mudado ou que não pode ser resolvido no tempo desejado.
Assim como o luto tem estágios, pode ser que a paciência também tenha. Ela pode começar com certa irritação ao reconhecer a falta de controle de determinada situação. Depois pode vir a aceitação. Na sequência vem a espera ativa, até que nasce uma fagulha de esperança, sinalizando um novo caminho ou uma nova postura diante da realidade.
“A assimchamada ‘voz interior’, o espiritual no ser humano, a que ele pode dar ouvidos, é a intuição! Não é em vão que a voz do povo diz: ‘A primeira impressão é sempre a certa’.
Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal