A Mensagem do Graal trata das principais questões da vida, que nos impulsionam em busca de respostas: Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos?
Na existência humana não existem acasos. O ser humano está sujeito a leis universais, também chamadas de leis da natureza, que atuam autonomamente, impulsionando tudo o que é vivo. Entre elas estão a lei da gravidade, a lei da reciprocidade ou lei do retorno, a lei da atração da igual espécie e a lei do movimento. É incumbência de cada um, como espírito portador de livre-arbítrio, procurar conhecer a fundo essas leis, para que possa adaptar-se a elas e assim, da mesma maneira como acontece nos fenômenos naturais visíveis, colher unicamente o que essas diretrizes preveem para os seres humanos: alegria, felicidade e evolução espiritual contínua.
“Tristeza, angústia, depressão... nada disso pode permanecer para sempre numa alma que se preocupa sinceramente com o próximo e age sempre no sentido de prover o melhor para ele, desde que ela não descuide também dos outros dois passos.”
“Em épocas posteriores, quando as almas humanas que tinham voado outrora com as águias novamente encarnaram na Terra, o desejo de 'poder voar' renascia nelas intensamente. Queriam voar… voar em animais pelos ares…"