Seres Bondosos

março 26, 2024

Cachoeira em meio a natureza

"Certa manhã embrenhou-se profundamente nos tortuosos caminhos estreitos existentes entre os penhascos, os quais subiam e desciam, aparentemente sem sentido definido, mas quando observados do alto da montanha revelavam direções bem determinadas. Frequentemente, estes lhe haviam servido como imagem das intrincadas vidas humanas. 

Também nesse dia, ele foi galgando o estreito caminho, absorto em pensamento semelhante, até alcançar uma grande rocha que lhe barrava o caminho. Acomodou-se então ali e ficou observando as cercanias. Como se esforçavam as diversas plantinhas para lançar raízes nos interstícios inóspitos! A semente, como conseguira chegar lá? Fora trazida no bico de alguma ave? Improvável! Ali isolavam-se apenas aves de rapina, que não ligam para sementinhas. 

Bons espíritos deviam ser os obreiros. Conhecia a existência dos espíritos benignos, como sabia dos demônios. Estes últimos originavam-se nos cérebros dos homens. E quem criara os bons espíritos? A resposta logo assomou nele: Tens ainda dúvidas, após empregares o termo criar?

— Sublime, foste Tu o criador destes seres bondosos, que são o auxílio de tudo aquilo que é vivo! exclamou contente. Como não o soube logo, pois se tudo de bom e de belo tem sua origem em Ti! 

Como se lhe fosse afastada uma venda diante dos olhos, descortinou ele, de repente, os inúmeros seres que povoam a terra e os ares. Dialogou com eles e, assim, muito aprendeu sobre as montanhas e os vales, o vento e os cursos d’água. Inclusive à noite, ele permanecia ao relento, procurando aprender o significado das estrelas. Somente ao raiar do dia, voltava a seu aposento, onde o aguardava o zeloso Wai, para servir-lhe um chá quente." 

Lao Tse, Coleção o Mundo do Graal 


Leia Também

O VAGA-LUME - EDIÇÃO 68

abril 27, 2024


Ora ele parece curto, ora comprido. Mas nunca encolhe nem estica. O tempo fica parado, e somos nós que nos movemos. O tempo das obrigações nos pressiona do lado de fora, enquanto por dentro funcionamos em outro ritmo. A maturação interior precisa dos mergulhos na concretude do presente, mergulhos na textura da folha e nos cheiros da terra, mergulhos no tocar e ser tocado pela vida. Amarrados em burocracias e dificuldades – a maioria delas arquitetadas por nossas escolhas anteriores –, sentimos o tempo acorrentado. A densidade de tudo o que nos cerca torna o experimentar menos fluido e mais pesado.

Leia Mais
Perdoar

abril 27, 2024

Pétala de margarida aberta

"Uma pessoa só tem o direito e também o poder de perdoar o que lhe foi feito por outrem pessoalmente, e mesmo assim só quando seu coração, sem ser influenciado, a isso impele. 
 
Abdruschin, Na Luz da Verdade - Mensagem do Graal
Leia Mais
Coletânea de afetos

abril 23, 2024



Para onde sua atenção tem sido direcionada, o que você tem cultivado, onde mora o seu acalento?
Leia Mais